Fairy Tail Eternum
Fórum role-play de Fairy Tail.
15/07 O tópico de regras foi atualizado com algumas informações referentes ao nickname de suas contas. Pedimos para que leia e caso esteja irregular, solicite a modificação para um administrador.

08/07 Lembramos a alguns usuários que os avatares precisam estar obrigatoriamente no tamanho 250x400, pedimos para que atualizem-os, afim de deixar o código ajustado de forma correta.

08/07Após algumas semanas de diversas mudanças, acreditamos que desta vez, o layout do fórum estará em sua forma definitiva. O problema dos links de acesso rápido foram consertados.
Últimos assuntos
» Registro de magias
Qua Nov 14, 2018 1:00 am por Crimson

» Ficha - Adam Schneider [Em Construção]
Ter Nov 13, 2018 1:40 pm por Schneider

» [Parceria] The Leaky Cauldron
Dom Nov 04, 2018 11:37 pm por Rebeca Pieterse

» [Parceria] - Fighters RPG!
Dom Out 21, 2018 1:26 am por Fightersrpg

» [PARCERIA] Blood Survivors RPG
Seg Out 08, 2018 2:12 pm por BS RPG

» Chegando com o pé na porta.
Sab Out 06, 2018 1:00 am por Death

» [Procurados] Carnificina Rage
Qui Out 04, 2018 7:27 am por Death

» [RP atemporal] - Um mundo cinza
Seg Out 01, 2018 3:10 pm por Nie Li

» Registro / Solicitação de narrações
Seg Out 01, 2018 9:01 am por Nie Li

» [Treinos] - Nie Li
Seg Out 01, 2018 8:59 am por Nie Li

» [ - TREINO - ] Testando limites
Sex Set 28, 2018 6:47 pm por Cameron Dupont


Tutorial - Dicas para escrever melhor

Ir em baixo

Postado em Sab Maio 26, 2018 7:09 pm


Primeiramente, desejo que todos estejam bem aconchegados para está noite. Hoje eu irei dar algumas dicas para quem quer escrever bem ou não sabe como formular um texto com ideias novas ou até mesmo já existente, porém deixando a sua marca. Algo que vai diferenciar seu texto dos demais.

A escrita não é um dom, na qual poucos conseguem terem o sucesso. É como qualquer outra coisa nova em sua vida, como andar de bicicleta. Olhando uma outra pessoa fazer aquilo e fazer muito bem e com facilidade, vai dar a impressão que é algo simples. Mas, para ela chegar naquele nível, precisou de inúmeras tentativas, superar o medo, e melhorar naquilo que não fizesse-a ficar em cima da bicicleta. Assim como vocês ou você, que quer melhorar sua escrita que seja melhor a cada texto postado ou não.

Convivi com diversas pessoas, com idades diferentes, personalidades diferentes e estilos de escritas diferentes. Textos ligeiramente bem escritos outros iam além das palavras era como se fossem uma Arte. E o que me deixava impressionado era os semi-escritos possuíam idades bem prematura para o parâmetro das pessoas que costumavam a escrever por diversão ou para afins de RPG.

A maioria das pessoas que escrevem e conseguem passar o que está em sua mente em formas de palavras, noventa e cinco por cento ama ler ou gosta de português. Outros não leem, apenas assistem filmes que são fictícios. Não há problemas em assistir filmes, afinal a visualização é muito mais nítida e clara do que palavras, é capitada bem mais facilmente pelo o cérebro. Diferentemente da leitura, na qual seu corpo precisa de uma atenção à mais para entender e produzir imagens do que as palavras estão dizendo. Obviamente é um processo mais cansativo para nossa mente, esse é um dos motivos que muitos só vejam filmes.

O conhecimento da Língua Portuguesa é primordial da vida de um ser. Se você realmente quer escrever bem, e não gosta nem um pouco de LP (risos), afirmo sem dúvidas terá grandes problemas em formular palavras que expressam aquilo que está pensando ou até mesmo como escrever uma palavra certa. Não é uma obrigação amar a nossa língua, mas ter um conhecimento tanto de novas palavras quanto suas regras. Afinal, a construção de um texto é exclusivamente composta pela Língua Portuguesa. A imaginação é importante, sim. Mas, se você não consegue passar tudo o que está sentindo para uma folha sem saber a LP, será quase um fracasso.

Se você não é acostumado a se informar sobre a Língua portuguesa, e também para não se tornar algo cansativo e chato. Um bom início é ler, pode parecer banal, mas mesmo que você perca alguns minutos ou horas lendo algo que goste, e o mais importante lendo com atenção. Sem dúvidas irá absorver muita informação '' Novas palavras, formas de escrever determinadas ideias ou locais, e outras coisas ''. Livros é um ótimo meio para você aprimorar seus textos, e também entender um pouco mais sobre esse mundo da escrita. Sempre que terminar uma leitura, escreva um pequeno texto ou uma história usando as palavras que absorveu durante a leitura, desse modo você estará treinando a sua escrita com palavras novas, e destas palavras podem surgir novas ideias.

É comum pessoas se sentirem pressionadas e insatisfeita consigo mesma proveniente por causa dos resultados já usando os métodos que foram citados. Mas, tenha em mente que esse processo para o aperfeiçoamento é longo, e demorado. Em determinados caminhos vocês vão se perguntar ‘’ Eu estou fazendo tudo isso, lendo, e escrevendo. Mas, nada parece mudar. ‘’ É normal ter essa impressão de seus trabalhos, não é do dia para noite que você dorme um analfabeto e no outro acorda um escritor renomado.

O tempo é a única solução para tudo, e não será diferente com você. No início não seja tão duro consigo mesmo, não coloque responsabilidades ainda que você sabe que não consegue cumprir. Conheça seus pontos positivos e negativos, veja com o tempo se algo entre eles melhoraram, se você conseguiu tornar aquele ponto negativo em uma forma positiva. A maioria das pessoas acham que seus pontos negativos podem ser considerados um defeito, mas na escrita não existe pontos fracos quando se está querendo sempre aprender.  

Afinal, imaginação, leitura ou filmes? A resposta em termos para se produzir um bom texto vária por cada indivíduo, há diversas pessoas que conseguem resultados muito bons apenas lendo, outras usufruindo do poder da mente. É sempre bom deixar claro que a leitura é uma fonte ótima para se aprender novas formas de escrever, de aprender palavras, entre outras coisas que a leitura nós oferece. Claro que um método que serve para um, dificilmente servirá para todos. Entretanto cabe a cada um procurar cada meio que você consiga absorver e ir observando sua evolução a cada dia.

Outro passo muito importante e definitivo o que vai marcar sua escrita, é saber em qual pessoa irá escrever. Não bastante apenas conhecer as palavras e sabe-las usas, mas, como você quer que elas soem para o leitor, pode parecer banal e muitos novatos não percebem justamente por serem novatos. Mas, definir o modo e aperfeiçoar ele é muito importante, afinal a escrita não existe limites, logo não tem um patamar para se alcançar, apenas para se conquistar (intelectualmente).

Há quem goste de escrever na primeira porque diz que dá mais sentimento, chega ser quase algo real. Outros preferem a terceira pessoa, pelo simples fato de ser mais fácil e também porque nós seres humanos aprendemos a escrever textos fictícios em terceira pessoa, o que o deixa a mais queridinha dos novatos, e dos marmanjos (Eu por exemplo). Falando por experiência própria não tem diferença entre as duas, a não ser o modo em que se escreve as coisas. Ambas podem ser bem desenvolvidas com mentes talentosas, e que saibam se portar bem com esses tempos e com as conjugações verbais (Outro papel muito fundamental). Entretanto, para os novatos e para os menos experientes comecem com a terceira pessoa, é mais fácil, o cérebro irá capitar mais lesto essa pegada da escrita. Claro que, depois de um tempo poderá aprender na primeira pessoa, basta querer.

Passarei algumas dicas que podem ajudar vocês, ou piorar.

- Sempre escreva quando estiver animado, ou inspirado. Facilitará muito a formulação de ideias, e poderá ver henês formas de montar seu lindo textinho.

- Leia outros textos, pode ser de qualquer escritor ou até mesmo do Fórum. Se você o mesmo bom e melhor que você, leia o texto dele e veja como ele escreveu. Mas, não ligue para as palavras complicadas e sim o contexto, é muito importe isto.

- Se apegue aos detalhes, querendo ou não eles fazem muita diferença, sim. Não pode parecer, mas para um leitor que tem um gosto melhor pelo os detalhes, ele com certeza irá notar isso. Descreve tudo o que possa imaginar, mesmo que fique enorme seu texto, não importe, afinal está só melhorando sua escrita e seu modo de visão.

- Veja um filme, anime, ou leia antes de escrever, isso lhe ajudará demais para criar modelos de lugares e outras coisas que queira colocar em seu texto.

- Escreva com calma, pense antes de escrever algo que não tenha certeza se está coerente com o que quer passar, muitos comentem esse erro. Leia duas, três vezes e tenha certeza se é isto mesmo.

- Não tenha medo de escrever. Treine bastante, use o Word para isto, afinal ele serve para essa finalidade também, e não para fazer trabalhos de escola.

- Bom proveito, ou não. (risos)
* O tutorial acima foi criado pelo Jogador Furtwangler. Todos os créditos serão dados a ele pela contribuição feita.*
Eternyun
avatar
Mensagens : 596


Ficha de magos
XP:
10000000/10000000  (10000000/10000000)
HP:
10000000/10000000  (10000000/10000000)
MP:
10000000/10000000  (10000000/10000000)
Eternyun

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissoes deste sub-fórum
Você não pode responder aos tópicos neste fórum